quinta-feira, 22 de junho de 2017

Um dia - Livro, filme e uma apaixonante história





Eu me lembro muito bem de ter os meus 16 anos, andando pelo metrô de São Paulo, quando avistei um cartas com um casal se beijando em uma rua de uma cidade de Londres, me lembro de reconhecer aquele casal. Eram Anne Hathaway e Jim Sturgess, atores de Hollywood. Me lembro também que aquela propaganda não era sobre nenhum filme em especial, mas sim sobre um livro (que obviamente viraria um filme). "Vinte anos, duas pessoas. 'Um Dia'" era isso que dizia o cartaz. Me lembro de ficar curiosa e de entrar na livraria do shopping do metrô e sair de lá com esse livro na mão. Foi no ônibus, na volta para casa, que conheci Emma Morley e Dexter Mayhew, duas pessoas que "em vinte anos" me ensinariam coisas sobre a vida que eu nunca mais iria esquecer.
Um Dia é um livro do autor David Nicholls, que conta a história de Emma e Dexter dois opostos que se conhecem na noite de formatura e passam a noite juntos, eu quero dizer, eles literalmente só passam mesmo. Existe um clichê, Emma sempre teve uma queda por Dexter, mas acabou não rolando naquela noite e eles acabam apenas amigos, mas é isso que torna tudo muito mais interessante. Emma e Dexter são completamente diferentes um do outro e isso faz a reviravolta desse clichê para uma história que nos mostra que nunca é tarde para recomeçar e aquilo que desejamos pode estar bem ali na nossa frente.


Bem, no dia 15 de Julho, dia em que se conhecera é dia de São Swithin, um santo de uma escola que Dexter frequentou e existe um poema que diz que se chover no dia de São Swithin o que aconteceu naquele dia vai prevalecer. Essa é a grande jogada, e é Genial! A história se passa em vinte anos e, sempre é contada no dia 15 de Julho. Apesar de Dexter e Emma tomarem rumos completamente diferentes eles seguem a vida como melhores amigos e em cada ano é contado o dia 15 de Julho de cada um e como anda a vida deles.


Dexter Mayhew

Dexter é o típico cara popular, fica com todas as meninas e leva as coisas no rumo que tomam. Ele nunca se preocupou muito com o seu futuro, na verdade ele está mais perdido do que despreocupado. Dexter é um cara que vem de família rica, tem bons relacionamentos e é mimado pela mãe. A característica mais marcante de Dexter é seu charme e sua incrível habilidade de ficar com muitas, mas muitas mesmo, garotas diferente. Em toda a história, ele nunca se encontra solteiro.
Mas não é apenas isso que faz de Dexter quem ele é. Dexter também é gentil e sente algo muito forte por Emma, mas, como ele mesmo disse "ele quer todas", então nunca se declarou para sua melhor amiga. 
Nosso galã trabalha na televisão e vai de apresentador ruim a apresentador ruim e viciado em álcool e drogas, mas é claro que ele não se deixa abalar só nessa fase. Tudo isso tem a ver com o fato de ele estar perdido e o caso de sua mãe (leiam o livro). Dexter nos surpreende a cada capítulo (dia 15 de Julho) e se transforma no homem que todas as mulheres querem, mas é claro que ele já tem dona!



Emma Morley

Nossa Emma Morley poderia ser o mais típico clichê de romances que nós vemos por aí todos os dias, mas ela não é! Emma Morley quer ser uma grande escritora, porém, se vê empacada por medo de ser quem ela realmente é. Como eu já disse antes, Emma tem uma queda por Dexter, e ela continua apaixonada pelo melhor amigo durante toda a sua vida, mas é claro que ela não se joga nas garras dele. Na verdade ela tem um carinho muito grande por Dexter, mas não quer se magoar, então mantém o relacionamento deles apenas uma grande amizade. É claro que isso não a impede de se magoar, Emma passa por muitas coisas em toda sua vida, presa em um relacionamento com um homem que ela não ama, trabalhando em um lugar que ela odeia e, quando finalmente encontra algo que poderia alegrá-la um pouco se vê fazendo algo imoral e que não a faz melhor do que julga Dexter de ser. Isso é só uma parte do que nossa Emma é, ela é muit mais do que a garota clichê que tem um sonho, ela é o porto seguro do nosso Dexter e nos mostra que a vida é mais do que apenas sonhar, ela nos faz lembrar que existem contas a serem pagas e que temos que tomar conta de nossas próprias vidas e isso nem sempre pode ser acompanhado por um grande sonho.


O livro e o filme

Nós sabemos que os filmes que são originados de livros nunca ficam iguais as obras literárias, não foi diferente com este trabalho. Mas eu achei muito interessante a forma como eles colocaram as cartas na mesa. Por se tratar de um estilo de filme mais independente, foi maravilhoso como eles mostraram a diferença na vida de Dexter e Emma, como a amizade deles era forte e como tomaram cuidado com o detalhe da personalidade dos dois. Fiquei um pouco insatisfeita com alguns episódios que poderiam ter sido inseridos no roteiro, mesmo que sorrateiramente. Ian, o namorado de Emma, foi bem trabalhado também, mas Sylvie, a esposa de Dexter (sim, ele chega a se casar... mas leiam o livro, não vou dar mais spoilers do que isso), não é bem desenvolvida como deveria ter sido, no filme, apenas ficamos sabendo de suas características principais e apenas isso. O Prólogo do livro também não foi bem desenvolvido, talvez para não prejudicar a imagem do casal romântico que protagoniza a história, mas "Um dia" é um livro considerado auto-ajuda, então ele mostra aspectos reais da vida das pessoas, como o fato de que "a vida continua para todos", independentemente do que aconteça. Mas, como isso é Hollywood, pode ser perdoado, mas não esquecido. Por isso acho tão importante tanto lermos o livro, quanto assistirmos o filme, especialmente nesta obra.

Duas pessoas, vinte anos

Uma das coisas que eu mais gostei foi essa transição de vinte anos. Nós praticamente vemos os personagens envelhecer e amadurecer, desde o dia 15 de Julho de 1988 até o dia 15 de Julho de 2008. Tem também toda a evolução da era, esse período foi de uma grande mudança na era digital e nossos personagens presenciam essa mudança, é claro que esse não é o foco, mas é perceptível. O fato de cada capítulo ser correspondente ao dia 15 de Julho de cada ano só nos faz perceber o quanto em um ano as coisas podem mudar tanto, eu com certeza agora dou mais valor a cada ano da minha vida, pois eu sei que ele é importante, tanto quanto o que eu faço e as decisões que eu tomo neste ano. Tais decisões essas que não só podem, como vão impactar na minha vida.

David Nicholls nos presenteou com essa belíssima história, a qual eu fico muito lisonjeada de poder ter conhecido e agradecida por ter tido a oportunidade de conhecer. A narrativa do autor é envolvente e não nos deixa perder um detalhe sequer da história, além de só nos fazer querer mais e mais conforme mergulhamos nesta maravilhosa obra! Eu digo a todos vocês que leiam este livro e que assistam a esse filme, vocês não vão se arrepender!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um ótimo dia começa com uma ótima playlist!

Olá galera!! Hoje eu vim aqui para mostrar algumas musicas que MUDAM o meu dia. Todos nós gostamos de acordar e já sentir aquela boa en...